quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mais Exercícios...

01. João da Cruz e Sousa, principal poeta simbolista brasileiro, escreveu os seguintes livros:
a)Missal, Broquéis e Faróis
b)Crisálidas, Americanas e Ocidentais
c)Poesias, Tarde e Sarças de Fogo
d)Espectros, Viagem e Vaga Música
e)O Ateneu, Til e Iracema
Resposta: a)

02.(PUC-PR) O simbolismo de Cruz e Sousa revela a crise da concepção positivista da vida que marca de forma particular as duas últimas décadas do século XIX, provocando, no campo das letras, o aparecimento de uma poesia caracterizada pelos seguintes aspectos:
a) Concepção mística do mundo, interesse pelo particular, pelo indefinido e pelo mistério. Ao priorizar o conhecimento ilógico e intuitivo, distingue-se da poesia parnasiana também por apresentar uma maior flexibilidade formal.
b) Valorização da subjetividade, que se desdobra na tentativa de apreensão do momentâneo e do fragmentário, não sendo rara a presença de poemas de cunho memorialístico.
c) Concepção lúdica da arte, que tem como base teórica e filosófica a teoria da relatividade de Einstein, a teoria psicanalítica de Freud, a filosofia de Nietzsche e a teoria econômica de Marx, apontando para uma figuração mítica e/ou alegórica da existência.d) Valorização do aspecto formal do poema, priorizando especialmente o gráfico, o visual, em detrimento do conteúdo, da sintaxe discursiva,da subjetividade e da temática nacional.
d) Valorização da imaginação, do subjetivismo, das emoções, donde avulta uma poesia marcada pela melancolia, pela solidão, pela angústia e desejo de evasão, apresentando, por outro lado, características que apontam para o nacionalismo e culto à natureza.
Resposta: a)


03.(PUC-RS) Todas as afirmativas que seguem podem ser relacionadas ao Simbolismo, tendência a que se associa Eduardo Guimaraens, EXCETO a de que:
a) Contraria o pragmatismo de tendência parnasiana.
b) Valoriza a expressão da subjetividade.
c) Propõe o rigorismo formal.
d) Retrata a realidade de maneira vaga, imprecisa.
e) Expressa-se por imagens e não por conceitos.
Resposta: c)

Nenhum comentário:

Postar um comentário